Olá pessoal pesquisando na internet vi que muitas pessoas tem algumas dúvidas sobre as categorias de suas câmeras digitais, por isso, resolvi postar esse resumo para vocês entenderem uma pouco melhor sobre sua câmera e quem sabe até ajudar na escolha de um novo equipamento.




Existem equipamentos fotográficos para todos os gostos e usos, para que está começando a se interessar por este mundo da fotografia talvez uma das maiores dúvidas é saber qual equipamento comprar.
Isto depende bastante do tipo de fotos que se quer tirar, se você vai tirar fotos de pequenos eventos em família, não é preciso desembolsar rios de dinheiro, agora se seu interesse é um equipamento com mais recursos para uma atividade mais profissional, é bom pensar em economizar para comprar um equipamento de ponta que te dara um poder maior de capacidade para capturar belas imagens.
Existem diversos tipos de câmeras, mas não vou abordar todas para manter o foco no mercado atual que é quase que totalmente dominado pelos modelos digitáis. Deixarei os modelos mas antigos que usam filme para um outro post mais voltado para a história da fotografia. Neste guia mostrarei as principáis câmeras do mercado digital atualmente para te ajudar a fazer a sua escolha sabiamente.

Cameras Ultracompactas


Este tipo de câmera é indicada para aquelas pessoas que não querem ter que esquentar a cabeça com nenhum tipo de configuração no momento de fotografar, deixando todos os ajustes para que a câmera se vire e tire uma foto com a melhor qualidade possível. Bem fáceis de serem carregadas para todo canto e mais fáceis ainda de manusear estas câmeras tem uma boa procura pelo seu preço bastante acessível e dependendo da iluminação do ambiente, é possível conseguir boas imagens. É indicada para reuniões de família e eventos do gênero. Se a intencão é eternizar os momentos com seus amigos ou família, esta é a sua câmera.

Câmeras Compactas 

Câmeras que possuem opções de configuração um pouco mais avançadas, mas quase que totalmente automáticas. Estas câmeras também possuem a capacidade de dar zoom analógico e digital, mas de forma reduzida, em média os chamados “3x”. A opção de zoom digital que existe nestas câmeras é unicamente um apelo de marketing para o mercado de câmeras amadoras, porque o que o zoom digital faz é sacrificar a qualidade da fotografia em troca de maior proximidade, muitas vezes fornecendo uma imagem mais próxima e mais borrada do assunto fotografado. Estas Câmeras são indicadas para passeios ao ar livre onde é possível capturar boas imagens por causa da claridade, e com uma proximidade um pouco melhor. Gosta de passear com a família e retratar toda a diversão sem ter dor de cabeça com a câmera? Considere uma camera compacta como aquisição.

Câmeras Superzoom

Também conhecidas como Câmeras Bridge, justamente por serem uma ponte, ou seja, equipamentos intermediários entre as câmeras compactas/amadoras e as câmeras DLSR/Profissionáis. Possuem uma capacidade muito maior de configuração, contanto com opções manuáis de controle de ISO, White Balance e também tem a opção de aproximar consideravelmente o assunto, já que possuem uma lente fixada a câmera que proporciona ótimas imagens a longa distância. Possuem as vezes telas de LCD que se movimentam para focalizar imagens sem precisar estar com a câmera junta ao corpo, assim como também te da a opção de fotografar usando o visor analógico. Muito indicada para quem está aprendendo a fotografar mas não se sente totalmente a vontade para dominar todos os recursos manuáis, já que este equipamento possuia opções automáticas bem melhores do que as compactas. Você começou a pesquisar mais sobre fotografia e quer enfrentar novos desafios, mas com a opção de ter os recursos automatizados quando precisar? Uma Câmera Bridge é a solução.

Câmeras DSLR - Semi-Profissional / Profissionais

DLSR significa Digital Single Lens Reflex, ou seja uma câmera digital que possui uma única lente usada para focalizar e capturar o assunto da fotografia. Estas são as câmeras Top do mundo da fotografia, seu preço vai desde uma câmera de entrada de Dois Mil Reais até equipamentos voltados para profissináis do ramo da fotografia que chegam ao valor de Quinze ou até Vinte Mil Reais. Com uma DSLR só é possível tirar fotos olhando diretamente pelo visor, nunca pelo LCD, ao contrário dos outros modelos. Este tipo de câmera é indicada para que sabe exatamente o que está fazendo e para qual finalidade quer sua câmera, uma pessoa que adquire um DSLR já tem um bom conhecimento do assunto, participa de fóruns de discussão, possue livros relacionados ao assunto e principalmente tem uma visão diferenciada da fotografia que vai além de confraternizações, um dono de uma DSLR que mostrar ao mundo a maneira come ele o enxerga. Muitas vezes também o interesse do proprietário de uma câmera deste modelo é fazer dinheiro com ensaios, cobrindo eventos ou no mundo do foto-jornalismo.

Câmeras DSLR - Profissionais - Full Frame


Atualmente entra também na categoria das profissionais avançadas das DSLR, as câmeras com sensor Full-frame, que são câmeras que possuem uma Grande Angular fica real, oferecendo bastante ângulo de visão.
 O sensor maior oferece menos ruído se compararmos com uma cropada de mesma quantidade de megapixels (quanto mais megapixels “apertados” em menos espaço, mais ruído.)


E agora as novidades no mercado fotográfico são as câmeras EVIL 

A abreviatura de Electronic Viewfinder and Interchangeable Lens (EVIL). Ou, em português, visor eletrônico e lente intercambiável. Ao eliminarem o visor ótico e o sistema de espelhos necessário ao seu funcionamento, os fabricantes conseguiram produzir câmeras menores e capazes de usar lentes menores. O exemplo mais comum é o padrão Micro Four Thirds, capitaneado por Olympus e Panasonic, mas outras marcas já embarcaram nesta tendência com seus próprios sistemas.

Por fim, há também quem pense que as câmeras que trocam lente são profissionais e as outras, amadoras. Não necessariamente. Pode ter sido assim no início da fotografia digital, mas hoje a maioria das SLRs vendidas são consideradas amadoras. Para ser profissional, a câmera tem que ser mais resistente, com corpo geralmente feito de metal, resistente a impactos e protegido contra poeira e respingos.

Fonte: Blog da Fotografia / Tech Tudo

Categories: